Este livro é o terceiro de uma série que discute o ensino, pesquisa, extensão e as contribuições do Jornalismo e do Ensino de Jornalismo para o desenvolvimento regional. Organizado pelo Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e à Educação (Opaje), da Universidade Federal do Tocantins, reúne relatos sobre práticas extensionistas realizadas após a Resolução n. 7 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que determinou a curricularização da extensão universitária, estabelecendo que 10% da carga horária dos cursos superiores seja destinada a essas atividades.
O livro aborda as dúvidas e desafios enfrentados pelas universidades na implementação dessa medida, como a integração de projetos extensionistas na formação dos estudantes, o impacto nas práticas curriculares e a criação de metodologias inclusivas e colaborativas. Também questiona como equilibrar os aspectos acadêmicos com as necessidades e realidades das comunidades, além de discutir a relevância da inter e transdisciplinaridade nos projetos. Por meio de relatos de diferentes instituições, públicas e privadas, o livro busca contribuir para a reflexão e o aprimoramento das práticas extensionistas, incentivando a criação de propostas transformadoras para a sociedade.
Autor(a): Pôrto Júnior, Francisco Gilson Rebouças (Org.)
Ormaneze, Fabiano (Org.)
Título: Extensão, Ensino e Comunicação: Modos de ser, agir e refletir
Palavras-chave: Extensão universitária;Ensino;Comunicação
Data do documento: 2-Set-2024
Editor: Observatório Edições
Citação: Extensão, Ensino e Comunicação: modos de ser, agir e refletir [recurso eletrônico] / Organização: Fabiano Ormaneze, Gilson Pôrto Jr. - Palmas, TO: Observatório Edições, 2024. 224 p.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6944
Aparece nas coleções: Livros