Os desafios educacionais do século XXI estão intrinsecamente ligados ao impacto das redes digitais e à disseminação da desinformação, demandando novos modelos de ensino que promovam letramento midiático e habilidades críticas. Esta coletânea reúne reflexões de pesquisadores sobre temas como alfabetização midiática para idosos, enfrentamento de fake news, desinformação no ambiente escolar, educomunicação e a influência das tecnologias digitais na democratização da informação. Também são abordadas iniciativas como jogos educativos no combate à desinformação e estratégias para romper a violência simbólica no discurso persuasivo. O objetivo comum é repensar o papel da educação como ferramenta para formar cidadãos críticos, capazes de navegar pelo complexo cenário informacional contemporâneo.
Autor(a): Pôrto Júnior, Francisco Gilson Rebouças (Org.)
Andrade, Luiz Antônio Botelho de (Org.)
Souza, Danilo de Melo (Org.)
Título: Ensino, Comunicação e Desinformação: vol. 2 – Letramento e Educação Midiática
Palavras-chave: Letramento;Educação Midiática;Comunicação;Mídia
Data do documento: 3-Dez-2024
Editor: Observatório Edições
Citação: Ensino, Comunicação e Desinformação: vol. 2 – Letramento e Educação Midiática / Organização: Gilson Pôrto Jr., Luiz Antonio Botelho Andrade, Danilo de Melo Souza. -- Palmas, TO: Observatório Edições, 2024. 283 p.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7256
Aparece nas coleções: Livros