O segundo volume da coleção História Pública: operações historiográficas no tempo presente, intitulado Fazer, reúne textos que exploram experiências concretas de mediação, preservação e difusão do conhecimento histórico no Brasil. Organizado por Fagno da Silva Soares, Marta Gouveia de Oliveira Rovai e Gilson Pôrto Jr., o livro apresenta sete capítulos que dialogam com temas como festivais de cinema de arquivo, práticas de autoconstrução documental, usos pedagógicos do cinema brasileiro, ressignificações museológicas, acervos de cordel, extensão universitária e identidades construídas nas redes sociais.
A obra evidencia a História Pública como um campo dinâmico, interdisciplinar e comprometido com a democratização da memória. Ao articular ensino, cultura, patrimônio e tecnologias digitais, os autores mostram como o passado é mobilizado em diferentes suportes e arenas sociais — dos museus às telas do cinema, dos arquivos às plataformas digitais. Assim, o volume se afirma como uma contribuição essencial para pensar a função social da história e seus usos no presente, reafirmando a centralidade da escuta, da diversidade e do diálogo na construção coletiva do conhecimento histórico.
Autor(a): Soares, Fagno da Silva (Org.)
Rovai, Marta Gouveia de Oliveira (Org.)
Pôrto Júnior, Francisco Gilson Rebouças (Org.)
Título: História pública: operações historiográficas no tempo presente - Vol. 2: Fazer
Palavras-chave: História pública;Historiografia;Historiadores;Formação;Ensino de História
Data do documento: 21-Ago-2025
Editor: Observatório Edições
Citação: HISTÓRIA PÚBLICA: operações historiográficas no tempo presente - vol. 2: Fazer [recurso eletrônico]. / Organização: Fagno da Silva Soares, Marta Gouveia de Oliveira Rovais, Gilson Pôrto Jr. – Palmas, TO: Observatório Edições, 2025. 195 p.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7839
Aparece nas coleções: Livros