Espaços Museológicos, Arqueologia e Ensino: aproximações com os povos originários e comunidades tradicionais é uma coletânea que propõe uma reflexão crítica e engajada sobre os usos e significados dos museus no Brasil contemporâneo, a partir de múltiplas experiências e pesquisas que conectam educação, arqueologia, memória e identidade. Organizado por Gilson Pôrto Jr., Fagno da Silva Soares, Isaltina Santos da Costa Oliveira e Nelson Russo de Moraes, o livro visa desconstruir visões hegemônicas e eurocêntricas, valorizando saberes ancestrais e práticas museais comprometidas com os povos originários e comunidades tradicionais.
A obra está ancorada em uma abordagem interdisciplinar e decolonial, trazendo capítulos que exploram desde a história do ensino da museologia no Brasil até práticas inovadoras em museus indígenas, acessibilidade digital, geotecnologias aplicadas à delimitação de territórios e projetos de educação patrimonial. Os textos reunidos evidenciam a potência dos museus como espaços de resistência, diálogo e transformação social, destacando a importância da museologia crítica, inclusiva e socialmente comprometida. Referências a autores como Pierre Nora, Paulo Freire, Françoise Vergès e Mário Chagas reforçam a densidade teórica e política da proposta.
Publicado pelo selo Observatório Edições, o livro convida o leitor a repensar o papel dos museus e da arqueologia na construção de uma sociedade mais plural e democrática, valorizando memórias silenciadas e protagonismos historicamente invisibilizados. Trata-se de uma leitura indispensável para quem busca construir práticas educativas e museológicas que dialoguem com a diversidade e a justiça social.
Autor(a): Pôrto Júnior, Francisco Gilson Rebouças (Org.)
Soares, Fagno da Silva (Org.)
Moraes, Nelson Russo de (Org.)
Oliveira, Isaltina Santos da Costa (Org.)
Título: Espaços museológicos, arqueologia e ensino: aproximações com os povos originários e comunidades tradicionais
Palavras-chave: Museus - Educação;Arqueologia- Brasil;Povos indígenas;Comunidades tradicionais - Brasil
Data do documento: 26-Jul-2025
Editor: Observatório Edições
Citação: E77 ESPAÇOS MUSEOLÓGICOS, ARQUEOLOGIA E ENSINO: aproximações com os povos originários e comunidades tradicionais. [recurso eletrônico]. / Organização: Gilson Pôrto Jr., Fagno da Silva Soares, Nelson Russo de Moraes, Isaltina Santos da Costa Oliveira. – Palmas, TO: Observatório Edições, 2025. 229 p.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7757
Aparece nas coleções: Livros