O livro A Formação Docente sob a Óptica da Interculturalidade por meio das Literaturas reúne reflexões sobre a importância da diversidade cultural e das múltiplas identidades na educação, com foco especial na prática docente. Organizado por Viviane Pinheiro, Osilene Cruz e Gilson Pôrto Jr., o volume nasce como resultado de um curso de extensão vinculado ao Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (UFF), reunindo experiências e pesquisas de professores e pesquisadores que exploram como as literaturas — surda, negra e feminista — podem ser ferramentas pedagógicas de diálogo, empatia e transformação social. A obra propõe uma formação docente que valoriza as diferenças e busca construir ambientes escolares mais justos e inclusivos, nos quais a pluralidade cultural se torne eixo central do processo de ensino-aprendizagem.
Com capítulos que tratam de temas como identidades e representatividades na educação de surdos, literatura negra e práticas antirracistas, literatura feminista e enfrentamento ao sexismo, e letramento literário nas infâncias, o livro apresenta abordagens teóricas e experiências práticas que evidenciam a interculturalidade como princípio educativo. Cada seção traz discussões que articulam teoria e prática, estimulando o leitor a repensar o papel da literatura na formação crítica e cidadã dos estudantes. A publicação, portanto, é um convite à reflexão sobre o papel transformador do professor na construção de uma educação mais humana, democrática e consciente da diversidade que compõe a sociedade contemporânea.
Autor(a): Pinheiro, Viviane (Org.)
Cruz, Osilene (Org.)
Pôrto Júnior, Francisco Gilson Rebouças (Org.)
Título: A formação docente sob a óptica da interculturalidade por meio das literaturas
Palavras-chave: Formação de professores;Interculturalidade;Literatura - ensino;Educação e diversidade cultural
Data do documento: 3-Nov-2025
Editor: Observatório Edições
Citação: A formação docente sob a óptica da interculturalidade por meio das literaturas. [recurso eletrônico]. / Organização: Viviane Pinheiro, Osilene Cruz – Palmas, TO: Observatório Edições, 2025. 184 p.
URI: http://hdl.handle.net/11612/8041
Aparece nas coleções: Livros