A compreensão e o atendimento às necessidades de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) representam desafios fundamentais para a construção de uma educação verdadeiramente inclusiva e equitativa. Esta obra reúne reflexões interdisciplinares sobre os aspectos sociais, emocionais e pedagógicos que envolvem esse público, abordando desde políticas públicas e estratégias educacionais até os preconceitos ainda presentes no cotidiano escolar. Ao tratar de temas como a identificação de talentos, o desenvolvimento de práticas educacionais diferenciadas, a inclusão de estudantes quilombolas e indígenas com AH/SD, e o papel da afetividade e da família no processo educativo, os autores oferecem subsídios teóricos e experiências práticas voltadas à valorização da diversidade. O livro é um convite ao engajamento de educadores, gestores e pesquisadores na promoção de uma escola mais sensível às singularidades, reforçando o potencial transformador de uma educação centrada no respeito, na empatia e na valorização das múltiplas inteligências.
Autor(a): Pôrto Júnior, Francisco Gilson Rebouças (Org.)
Sampaio (Org.), Miliana Augusta Pereira
Título: Altas habilidades e superdotação na educação: reflexões sobre a prática educativa inclusiva
Palavras-chave: Educação inclusiva;Altas habilidades;Superdotação;Práticas pedagógicas
Data do documento: 16-Jun-2024
Editor: Observatório Edições
Citação: Altas habilidades e superdotação na educação:: reflexões sobre a prática educativa inclusiva [recurso eletrônico]. / Organizadores: Miliana Augusta Pereira Sampaio e Gilson Pôrto Jr. -- Palmas, TO: Observatório Edições, 2025.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7625
Aparece nas coleções: Livros