A coletânea busca explorar a trajetória pessoal e profissional de futuros doutores e docentes, questionando como cada um se tornou professor. Composta por memoriais acadêmicos desenvolvidos no Doutorado em Ciências, Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense, a obra apresenta histórias que entrelaçam as vivências pessoais e desafios enfrentados pelos autores, refletindo sobre como essas experiências moldaram sua identidade docente. Ao longo dos textos, é possível observar um olhar crítico sobre o passado e as influências familiares, sociais e acadêmicas que contribuíram para a formação desses profissionais.
Além das características acadêmicas, como referências e notas de rodapé, os textos trazem narrativas emocionantes e inspiradoras que destacam a diversidade das experiências e a importância da resiliência na construção da identidade docente. Exemplos incluem a história de uma mulher que revolucionou a pedagogia em sua cidade e a de um jovem perseguido pela ditadura que ajudou a implantar salas de recursos multifuncionais. A coletânea também inclui relatos de profissionais ainda em busca de seu lugar na docência e outros que, desde a infância, já se viam como professores. No prefácio, os organizadores destacam que a leitura dessas histórias oferece um respiro em meio às leituras acadêmicas mais pesadas, renovando a fé na educação e na construção de uma sociedade mais inclusiva.
Autor(a): Pôrto Júnior, Francisco Gilson Rebouças (Org.); Silva, Sinomar Soares de Carvalho (Org.)
Título: Tornando-me doutor/a: memórias de ensino e aprendizagem
Palavras-chave: Ensino;Memória;Aprendizagem
Data do documento: 2-Jun-2024
Editor: Observatório Edições
Citação: TORNANDO-ME DOUTOR/A: memórias de ensino e aprendizagem [recurso eletrônico] / Organização: Gilson Pôrto Jr., Sinomar Soares de Carvalho Silva. -- Palmas, TO: Observatório Edições, 2024. 183 p.