O livro “Educação Inclusiva: da escola à universidade” aborda a inclusão de estudantes com deficiências em diferentes níveis de ensino, estruturando-se em duas partes: a inclusão escolar e a inclusão no ensino superior. A primeira parte trata da inclusão desde a educação básica, discutindo temas como o desenvolvimento educacional de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a importância das habilidades socioemocionais no contexto educacional. A obra também apresenta intervenções tecnológicas assistivas e protocolos de acompanhamento das competências socioemocionais, como o PROMAPEA, que favorecem a inclusão escolar. Além disso, propõe o PEI-Digital, uma ferramenta tecnológica para o Plano Educacional Individualizado de alunos autistas.
A segunda parte foca na inclusão no ensino superior, abordando a implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação para incluir estudantes autistas nas universidades. Também discute questões de inclusão de alunos indígenas, a análise de matrizes curriculares em cursos de Educação Física, e a trajetória acadêmica de autistas na Universidade Federal do Tocantins (UFT). O livro se apresenta como uma valiosa contribuição para educadores, gestores e pesquisadores interessados em promover a inclusão e em entender as diversas estratégias e desafios enfrentados por estudantes com necessidades especiais ao longo de sua trajetória educacional.
Autor(a): Porto Júnior, Francisco Gilson Rebouças (Org.)
Capuzzo, Denise de Barros (Org.)
Título: Educação inclusiva: da Escola à Universidade
Palavras-chave: Educação especial;Educação inclusiva;Universidade;Escola;Educação brasileira
Data do documento: 6-Abr-2024
Editor: Observatório Edições
Citação: Educação inclusiva: da Escola à Universidade [recurso eletrônico]. / Organizadores: Denise de Barros Capuzzo, Gilson Pôrto Jr. Palmas, TO: Observatório Edições, 2024. 319 p.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6683
Aparece nas coleções: Livros