A coletânea apresentada reúne textos produzidos no Doutorado em Ciências, Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense, todos baseados na pergunta: *Como me tornei professor/a?* A obra destaca que a formação de um docente vai além da formação acadêmica, sendo marcada por histórias de vida, superação e desafios pessoais. As narrativas incluem experiências como a de uma criança que, influenciada pelo Cirque du Soleil, se reinventou na busca por uma educação inclusiva, e de autoras que se tornaram intérpretes de pais surdos para quebrar barreiras sociais.
O livro aborda também a importância da família na formação do caráter docente, com relatos de pais humildes ou influentes pesquisadores que impactaram o percurso de seus filhos. Diversas histórias de superação são compartilhadas, como a de uma mulher do subúrbio carioca que ajudava nas despesas da casa e hoje auxilia colegas no doutorado, ou de um "graxeiro" que superou sua origem humilde e alcançou sucesso acadêmico. Além disso, as narrativas não se limitam às desigualdades sociais, mas também exploram desafios como a dislexia.
O objetivo da coletânea é promover empatia no ambiente acadêmico, oferecendo um olhar profundo sobre as trajetórias de vida dos professores e a importância das experiências que moldam sua prática docente.
Autor(a): Pôrto Júnior, Francisco Gilson Rebouças (Org.)
Silva, Sinomar Soares de Carvalho (Org.)
Título: Memória e ensino: por entre (re) construções do Eu
Palavras-chave: Memória;Ensino;Aprendizagem
Data do documento: 2-Jun-2024
Editor: Observatório Edições
Citação: MEMÓRIA E ENSINO: por entre (re) construções do Eu [recurso eletrônico] / Organização: Gilson Pôrto Jr., Sinomar Soares de Carvalho Silva. -- Palmas, TO: Observatório Edições, 2024. 155 p
URI: http://hdl.handle.net/11612/6786
Aparece nas coleções: Livros