A desinformação, impulsionada pela velocidade e alcance das mídias digitais, emerge como um dos principais desafios contemporâneos, afetando a educação, a cultura, a política e a saúde pública. Este livro investiga os múltiplos impactos desse fenômeno em contextos educacionais, sociais e comunicacionais, apresentando análises críticas e práticas de enfrentamento. A obra reúne estudos sobre os efeitos da desinformação em grupos historicamente marginalizados — como estudantes surdos e pessoas com deficiência —, discute o papel da audiodescrição e da tradução em Libras, e examina os efeitos das fake news em campanhas eleitorais, movimentos antivacina e eventos de crise. Por meio de uma abordagem transdisciplinar, os autores propõem estratégias de letramento digital, educação midiática e formação crítica desde a Educação Básica até o Ensino Superior. A publicação convida à reflexão e à ação, visando uma sociedade mais informada, democrática e inclusiva, na qual o combate à desinformação se dá por meio do fortalecimento da cidadania, da ética e da justiça social.
Autor(a): Pôrto Júnior, Francisco Gilson Rebouças (Org.)
Teixeira, Gerlinde Agate Platais Brasil (Org.)
Ferreira, Cristiane Menezes (Org.)
Título: Ensino, comunicação e desinformação: vol. 4 – Pesquisas e aplicações
Palavras-chave: Comunicação;Ensino;Desinformação
Data do documento: 18-Jun-2025
Editor: Observatório Edições
Citação: ENSINO, COMUNICAÇÃO E DESINFORMAÇÃO: vol. 4 – pesquisas e aplicações [recurso eletrônico]. / Organizadores: Gilson Pôrto Jr., Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira, Cristiane Menezes Ferreira. – Palmas, TO: Observatório Edições, 2025. 261 p.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7644
Aparece nas coleções: Livros