O livro História Pública: operações historiográficas no tempo presente – Volume 1: Pensar, organizado por Fagno da Silva Soares, Marta Gouveia de Oliveira Rovai e Gilson Pôrto Jr., reúne reflexões e experiências que exploram a História Pública como prática de diálogo, ética da escuta e compromisso com a democratização da memória. A coletânea apresenta oito capítulos que abordam temas como educação histórica, resistências democráticas, cinema, literatura, ditadura civil-militar, escrita de si, arquivos visuais e a luta da comunidade de Piquiá da Conquista, sempre em perspectiva crítica e transdisciplinar.
Mais do que um registro acadêmico, a obra constitui-se como espaço de partilha e construção coletiva do conhecimento histórico, propondo usos plurais do passado e estimulando o engajamento com as urgências do presente. Ao destacar a História feita para, com, pelo e sobre o público, o livro reforça seu papel transformador na formação cidadã e na valorização das múltiplas vozes sociais.
Autor(a): Soares, Fagno da Silva (Org.)
Rovai, Marta Gouveia de Oliveira (Org.)
Pôrto Júnior, Francisco Gilson Rebouças (Org.)
Título: História pública: operações historiográficas no tempo presente – vol. 1: Pensar
Palavras-chave: História pública;Historiografia;Historiadores – Formação;Ensino de História
Data do documento: 6-Ago-2025
Editor: Observatório Edições
Citação: História pública: operações historiográficas no tempo presente – vol. 1: Pensar [recurso eletrônico]. / Organização: Fagno da Silva Soares, Marta Gouveia de Oliveira Rovai Gilson Pôrto Jr. – Palmas, TO: Observatório Edições, 2025. 243 p.
URI: http://hdl.handle.net/11612/7772
Aparece nas coleções: Livros