A compreensão e o atendimento às necessidades de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) representam desafios fundamentais para a construção de uma educação verdadeiramente inclusiva e equitativa. Esta obra reúne reflexões interdisciplinares sobre os aspectos sociais, emocionais e pedagógicos que envolvem esse público, abordando desde políticas públicas e estratégias educacionais até os preconceitos ainda presentes no cotidiano escolar. Ao tratar de temas como a identificação de talentos, o desenvolvimento de práticas educacionais diferenciadas, a inclusão de estudantes quilombolas e indígenas com AH/SD, e o papel da afetividade e da família no processo educativo, os autores oferecem subsídios teóricos e experiências práticas voltadas à valorização da diversidade. O livro é um convite ao engajamento de educadores, gestores e pesquisadores na promoção de uma escola mais sensível às singularidades, reforçando o potencial transformador de uma educação centrada no respeito, na empatia e na valorização das múltiplas inteligências.
Autor(a): Ormaneze, Fabiano (Org.)
Fabbri Júnior, Duílio (Org.)
Pôrto Júnior, Francisco Gilson Rebouças (Org.)
Título: Jornalismo para o desenvolvimento regional: iniciativas, impactos e contraste
Palavras-chave: Jornalismo;Desenvolvimento regional;Comunicação e desenvolvimento;Imprensa regional
Data do documento: 9-Jul-2025
Editor: Observatório Edições
Citação: JORNALISMO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: iniciativas, impactos e contrastes [recurso eletrônico] / organização: Fabiano Ormaneze, Duílio Fabbri Júnior, Gilson Pôrto Jr. – Palmas, TO: Observatório Edições, 2025. 235p
URI: http://hdl.handle.net/11612/7731
Aparece nas coleções: Livros