O livro Indicação Geográfica e Tecnologias Sociais no Brasil reúne estudos sobre o papel das indicações geográficas (IG) no fortalecimento da identidade, valorização e desenvolvimento regional de produtos tradicionais. Cada capítulo aborda diferentes aspectos e potencialidades das IGs no Brasil, como sua influência no agronegócio, nos pequenos municípios e na preservação das culturas locais. O livro também discute os desafios enfrentados por territórios marcados pelo reconhecimento das IGs, além de apresentar instrumentos de avaliação pós-concessão e exemplos específicos, como as sementes de arroz das Várzeas Tropicais do Tocantins e o azeite de dendê do Baixo Sul da Bahia.
Outros capítulos exploram o diagnóstico de potenciais IGs em áreas como abacaxi e vinhos, além de uma análise da produção científica sobre o tema. O livro ainda trata das experiências de geração de tecnologias sociais na Argentina e a importância do planejamento estratégico para inovação na Embrapa Pesca e Aquicultura. Ao longo da obra, os autores propõem reflexões sobre como as IGs podem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e para a preservação cultural, fomentando novas pesquisas e visões sobre esse importante patrimônio nacional.
Autor(a): Porto Júnior, Francisco Gilson Rebouças (Org.)
Título: Indicação geográfica e tecnologias sociais no Brasil
Palavras-chave: Propriedade Intelectual; Brasil; Indicação geográfica
Data do documento: 8-Dez-2023
Editor: Observatório Edições
Citação: Indicação geográfica e tecnologias sociais no Brasil [recurso eletrônico]. / Organizador: Gilson Pôrto Jr. -- Palmas, TO: Observatório Edições, 2023. 285 p.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6176
Aparece nas coleções: Livros