O livro aborda a complexidade da educação inclusiva no Brasil, explorando desde aspectos históricos, sociais e legislativos até as novas tecnologias assistivas e práticas pedagógicas. Com seis textos de professores doutores e doutorandos da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a obra discute temas como a inclusão de povos indígenas, o capacitismo, a acessibilidade e as dificuldades enfrentadas por mulheres com deficiência no Brasil colonial. Além disso, examina políticas educacionais, como o Plano Nacional de Educação e sua implementação no município de Queimados, e destaca a importância de trabalhar com a interculturalidade e o reconhecimento de diferentes identidades.
A segunda parte do livro foca nas práticas educacionais inclusivas, abordando a colaboração entre professores no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o ensino regular, utilizando o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Também é discutido o uso de tecnologias assistivas, como a audiodescrição, e a importância de adaptar os ambientes escolares e universitários para garantir a inclusão de alunos com autismo. A obra propõe um aprofundamento nas diversas vertentes da educação inclusiva e busca fomentar novas pesquisas e práticas colaborativas para enfrentar os desafios da educação brasileira, promovendo um aprendizado mais acessível e equitativo para todos.
Autor(a): Porto Júnior, Francisco Gilson Rebouças (Org.)
Silva, Sinomar Soares de Carvalho Silva (Org.)
Título: Educação Inclusiva: investigações sobre avanços e desafios
Palavras-chave: Educação integradora; Aprendizado Inclusivo; Ensino Integrado; Educação especial.
Data do documento: 17-Out-2023
Editor: Observatório Edições
Citação: PÔRTO JR, Gilson; SILVA, Sinomar Soares de Carvalho (org.). Educação Inclusiva: investigações sobre avanços e desafios. Palmas, TO: Observatório Edições, 2023. 159 p. ISBN 978-65-999742-4-3.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6086
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